Estilos

Estilos

EMPI

NOME: EMPI (Vôo da Andorinha)
MOVIMENTOS: 37
TEMPO: 55s
CARACTERÍSTICA: Assim como a andorinha captura insetos voadores em pleno vôo, no bunkai de Empi, o foco deste kata é pegar o adversário no meio do ataque, desequilibrando-o e tornando-o incapaz de fazer novos ataques.

EXECUÇÃO


BUNKAI


EMBUSEN



INFORMAÇÕES: Empi (anteriormente conhecido como Wanshu, em homenagem a um diplomata chinês) tem 37 kyodos, tornando-o mais curto dos Sentei kata. Empi traduz como “vôo da Andorinha”. É um kata muito dinâmico, exigindo rapidez e agilidade. Ele recebe o nome a partir dos padrões de mergulho da andorinha, um pequeno pássaro conhecido pela sua excelente agilidade e manobrabilidade. Assim, o kata é caracterizado por mudanças rápidas de direção, assim como muitos descendo e subindo em movimentos que imitam o vôo da andorinha.

Empi oferece várias novas variações sobre as técnicas aprendidas anteriormente, geralmente por mudar seu ângulo. Essas técnicas incluem gedan-zuki , age-zuki , tekubi-uchi (semelhante ao soto-uke ), teisho Oshiage-uke e teisho-osae-uke.

Empi também permite a prática de certas técnicas raras que, embora não sejam únicas, não são encontradas em outros kata’s. Esses movimentos incluem a cair em um joelho (orishiki), base reverso (em hizakutsu) e Kirikae-ashi, uma forma avançada de trabalho de pés, pelo qual o karateka muda os pés para contra-atacar.

Empi é provavelmente mais conhecido pelo salto de giro (kaiten- tobi ) ocorridos no final do Kata, tornando-o atrativo para o praticante de karatê mais jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário