Apesar de que ele morreu jovem, na primavera de 1945, antes mesmo de ter completado 40 anos de idade, Gigo Funakoshi (ou Yoshitaka, dependendo de como os dois ideogramas que formam seu nome é lodo), o terceiro ,filho do mestre Funakoshi deiixou uma marca transcendental no Karat-do moderno
Onde seu pai era responsável por transformar karatê de uma maneira filosófica marcial mera técnica de combate, Yoshitaka foi responsável pelo desenvolvimento, apoiado por seu pai e apoiado por outros artistas técnica de karate marciais proeminentes da época, o que definitivamente separados japonesa de Karate-do local da arte de Okinawa, também dando-lhe um sabor completamente diferente e distinto.
Yoshitaka começou a praticar karate formalmente doze anos de idade, mas desde muito pequeno acompanhou seu pai quando ele estava treinando com os professores Y. Itosu e Y. Azato. No livro Karate-do, My Way , o mestre Funakoshi conta como eles fizeram observar o kata e, em seguida, os professores estavam pedindo Gigo e seu irmão que fez.
Embora não era um homem grande, ele possuía uma enorme força física para o seu tamanho. Ele se tornou um verdadeiro fenômeno da arte, atingindo um nível técnico e domínio extraordinário. Considerou-se, e ainda é por muitos como o melhor karateka de tudo, pelo menos tecnicamente e fisicamente, é dito Shigeru Egami o considerava um gênio da arte. Egami também nos diz como Yoshitaka treinou com o makiwara", tomou uma posição que parecia um kibadachi , preparando seu golpe com braços pendurados em seus lados, sem usar os quadris de uma forma exagerada. Só não questionar o poder dos golpes quando ele correu com todo o seu corpo por trás do golpe. ele frequentemente quebrou omakiwara em dois. com este como um exemplo, temos lutado um monte de imitá-lo e treinar com afinco em direção ao objetivo de quebrar omakiwara ". Não são inúmeras histórias sobre as façanhas de Yoshitaka, embora hoje em dia, pode ser difícil de distinguir lenda verdadeira.
Já com a idade de 7 anos ele foi diagnosticado com tuberculose, de acordo com os médicos lhe disseram, eu não iria viver para além de 20 anos de idade. Yoshitaka decidiu, aparentemente, para isso, para treinar com toda a sua energia, determinado a alcançar o nível mais alto possível em Karate, antes de perder a batalha contra a morte.
A firmeza de seu caráter foi batido apenas força física também aumentou com a invenção de novas técnicas. Para uma maior extensão, mesmo que seu pai, Yoshitaka foi um precursor do moderno Karate-do sobre o lado técnico.Então, onde o antigo Tode colocou ênfase no desenvolvimento dos membros superiores, Gigo descobriu novas técnicas de perna, geri mawashi, Yoko Geri kekomi, Yoko Geri Keage, fumikomi, Ura geri mawashi e Ushiro Geri. Todos estes tornou-se parte da já grande arsenal de estilo antigo. técnicas de perna também foram realizados para fora com o levantamento do joelho muito maior do que o modelo anterior e também enfatizado a utilização da anca. Ele também gerou várias modificações técnicas, tais como a rotação do tronco metade dianteira (posição hanmi) durante o bloqueio. Yoshitaka insistiu em posições mais baixas e ataques longos, técnicas encadeadas, algo que imediatamente separado lo de karatê de Okinawa. Ele também foi o primeiro a enfatizar o movimento de impulso da perna e quadril traseiro ao realizar lastécnicas, com a ideia de gerar ataques que envolvem o corpo inteiro. Ele colocou grande ênfase nos Oi-zuki e os gyaku-zuki . exercícios extenuantes em alunos que forçam a colocar duas vezes o calor que iria colocar em um confronto real, para que eles tinham certeza de estar preparado para qualquer situação que foram feitas.
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Yoshiitaka funakoshi 2º sentado da direita. E seu pai Funakoshi 2º da esquerda sentado. |
Grandmaster Funakoshi aprovou sem reservas os esforços d
e seu filho, isto apesar de seus ensinamentos, por vezes, e pelo menos aparentemente, contradisse o que foi ensinado por seu filho.Foi sempre respeitado extremamente por seus discípulos, para que a evolução do estilo Shotokan nunca foi um prejuízo para a unidade de seus professores e profissionais.
Sob a liderança grandes mudanças de Gigo entre 1930 e 1935. Estes foram gerados principalmente em kumite (luta). Considerando seu pai, onde ele colocou ênfase no kata , Gigo desenvolveu o aspecto de luta. Primeiro, ele criou o Gohon Kumite (padrão cinco etapas Combat) sistema semelhante ao Kendo, uma arte que Yoshitaka também praticou e estudou com o falecido Grandmaster Hakudo Nakayama, que foi inspirado o suficiente para desenvolver karate. Em 1933, ele estabeleceu o Kihon Ippon Kumite (predeterminado de sparring etapa), seguido de Jiyu Ippon Kumite (que Yoshitaka tinha particular afeição), todos inspirados do Ten No Kata. Ela terminou com sparring livre, Jiyu Kumite, em 1935. Entre os principais karatekas que participaram do grupo de desenvolvimento destas novas formas de combate foram Shigeru Egami e Genshin Hironishi.
Em 1936 foi publicado Karate-do Kyohan, isso deu os métodos básicos de combate, mas, principalmente, mudanças no kata, seguindo as novas linhas desenhadas na arte. Neste livro tornou-se claro e bem formalizada, o surgimento de Karate-do como uma nova arte marcial japonesa, finalmente superando -lo's patrimônio de Okinawa, que foi fortemente realçado por mudar o ideograma "Kara" e também com a adoção de novos nomes para o Kata , com sons japoneses.
Yoshitaka e Funakoshi publicado em dezembro 1943 um novo livro, Karate-do Nyumon, onde Yoshitaka ter escrito todas as informações técnicas e Funakoshi os capítulos e histórias de abertura.
Como já mencionado, infelizmente para o mundo do Karate-do como resultado das duras condições de vida durante a Segunda Guerra Mundial e os exercícios extenuantes para Yoshitaka sujeitos, mesmo com fortes ataques de tosse, a doença que tantos Yoshitaka Funakoshi anos assediado acabou derrubá-lo e a estrela cadente brilhante que Gigo representou Funakoshi, eventualmente, apagarse.Se diz que teimosamente se recusou a comer rações oferecidas pelos invasores americanos.
Quanto você pode especular sobre o que teria sido a história do Karate-do, se não tivesse morrido em uma idade tão jovem. Egami especulação sobre isso em seu livro "O Espírito do Karate", que fala sobre o triste estado do karate atual, em que há maior preocupação em ganhar campeonatos e aprender técnicas de combate que vão para karatê como uma filosofia de vida.
O mais seguro, como meus Sempai dizem, é que o karate nunca teria evoluído tão triste que ele tem hoje sem a debandada aconteceu após a morte do mestre Funakoshi sem a criação de karate desporto.
Mas especulação não é o caminho para acabar com um artigo dedicado ao da grande Gigo Funakoshi. coisa certa é que ele continua, e continuará a ser, uma fonte de inspiração para os profissionais em Shotokai no Chile. Seu legado é conosco em cada treino, a cada posição baixa tomamos, em técnicas de perna na Ten No Kata , em diferentes formação Kumite , seu legado vive todos os dias com a gente e nossa Karatê.
Fonte
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